Buscar
  • Equipe tag-ID +

O Bambu e o Futuro

Atualizado: Ago 14


Versátil, flexível e resistente. Essas são características muito conhecidas há milênios pelos povos asiáticos, que utilizam o bambu para as mais diversas finalidades. Para os asiáticos, o bambu foi e é usado como matéria-prima para construção, utensílios domésticos, ferramentas, armas, papel, tecidos e cordas, alimento, e muito mais.


Essa planta é encontrada na Ásia, África, Oceania e Américas, nas suas 1.642 espécies. Trazida para o Brasil através de portugueses que vinham de países asiáticos e depois pela imigração japonesa e chinesa, que vieram com o ciclo do café. Por esta razão temos aproximadamente 200 espécies dessa planta no país.


O bambu começou a ser estudado nas Américas e em todo o mundo, como alternativa sustentável para substituição da madeira e até mesmo o aço (para construção civil), diante de tantas vantagens que ele apresenta em relação aos outros materiais, especialmente ao que se refere às questões ambientais.






Uma série de estudos e pesquisas sobre o bambu, revelaram que:


· É uma planta de fácil cultivo e cresce rapidamente, sendo uma excelente opção para substituir a madeira, cuja sua extração destrói florestas e tem um período de regeneração muito maior que bambu.


· Absorve o CO² da atmosfera, diminuindo a poluição e o efeito estufa, ao mesmo tempo que libera muito oxigênio, comparado a outras plantas.


· É leve e flexível o que facilita o manejo e o transporte.


· Não é necessário o uso de fertilizantes químicos para seu cultivo


· É amplamente aproveitável


· 100% biodegradável, isso significa que se decompõe naturalmente, sem gerar resíduo para o planeta, como o plástico.


· Está sendo reconhecido como um recurso de biomassa de importância mundial.


· Seu carvão serve para aquecer fornos, e pode ser transformado em gás que reverte em energia térmica e elétrica



Em 1997 foi criada a INBAR, que é uma associação intergovernamental com 46 estados membros e visa divulgar as propriedade e utilização do bambu em todo o mundo, trabalhando nas vertentes da sustentabilidade: ambiental, social e econômica.

A INBAR está associada aos objetivos da ONU de sustentabilidade e tem um plano estratégico que foi traçado para os anos de 2015 a 2030, e dar apoio aos países em áreas prioritárias:

1. Criação de políticas para proporcionar serviços de energia modernos, acessíveis e sustentáveis para todos.


2. Representação e Defesa para coordenar insumos sobre o bambu em uma rede global e representar as necessidades dos membros numa política global


3. Conhecimento compartilhado e aprendizagem para intercambiar e comunicar as lições aprendidas, aumentando a consciência sobre a relevância do bambu como recursos estratégicos para o desenvolvimento sustentável.


4. Investigação de ação e apoio aos estados membros para promover melhores práticas e inovações em todos os estados membros da INBAR e com outras nações.

Com a cooperação de várias nações, instituições, ONG´s e cooperativas, a INBAR tem trabalhado durante todos esses anos para a divulgação do bambu como uma alternativa de um mundo sustentável e para eliminar a pobreza em países produtores através de ações que desenvolvem economicamente as comunidades.


De olho em tudo o que o bambu pode representar para nosso planeta e todos os seres vivos que coabitam na Terra, estamos nesse caminho e apostando em um futuro melhor.

#sustentabilidade #bambu #sustentavel #ambiental #tagidmais #brindessustentaveis

1 – INBAR – International Bamboo and Rattan Organisation - https://www.inbar.int/

6 visualizações

+ Empatia

+ Sustentabilidade

+ Transformação

+ Olhar para o futuro

Juntos somos mais

Ajudando empresas a trazerem

seus clientes para mais perto delas, através de brindes sustentáveis e identificação de público

Conecte-se com a gente!

11 94362 6078