Buscar
  • Equipe tag-ID +

O que é Sustentabilidade?

Atualizado: Set 28



A sustentabilidade é uma característica daquilo que pretendemos sustentar por um período. A ideia da sustentabilidade aplicada a nossa vida no planeta Terra nos lembra que nossos recursos naturais são limitados e necessitamos poupá-los para que haja vida para as próximas gerações.


Porém a sustentabilidade não está ligada somente às questões ambientais, como é comum de se pensar. Para haver um modo sustentável de vida para os humanos nesse planeta, há também que se levar em conta as relações sociais e econômicas de todas as sociedades que aqui habitam. As condições de vida humana estão diretamente ligadas à nossa permanência no planeta, já que a pobreza e a desigualdade geram a impossibilidade de realizar um projeto de consciência e atuação para a nossa perpetuação.


O sociólogo britânico John Elkington, considerado um ícone do pensamento do movimento da sustentabilidade no mundo, foi o idealizador - na década de 90 - da ideia de que a sustentabilidade está baseada em 3 pontos: Pessoas, Planeta e Lucro (People, Planet , Profit). Essa ideia é conhecida como Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade, que se resume em:


Sustentabilidade ambiental: é aquela que defende práticas de desenvolvimento, produção e distribuição de produtos que protejam o meio ambiente com medidas como o uso de energia limpa, descarte adequado do lixo, diminuição de emissão de poluentes e uso consciente de matéria-prima, entre outros.


Sustentabilidade social: é a forma como governos e empresas lidam com as questões sociais de fora e dentro das comunidades aos quais estão inseridos. Isso se dá com práticas tais como remuneração justa de salários, distribuição de renda para atenuar as desigualdades, políticas e práticas inclusivas que abarquem a diversidade, acesso à Educação, entre outros.


Sustentabilidade econômica: é a ideia de que a economia não está fundamentada em si mesma, onde a busca do lucro pelo lucro basta. Nela, as atividades econômicas e financeiras devem estar centradas no bem-estar do ser humano, baseando o desenvolvimento econômico na crença de que este deva servir à toda população mundial, a fim de melhorar as condições de vida de toda a humanidade.

A proposta lançada por Elkington em 1997, sofreu uma alteração feita por ele mesmo, a qual chamou de “recall” do conceito Triple Bottom Line. Em 2018, o “recall” foi publicado na revista Harvard Business Review. A razão dessa revisão de conceito foi dada pelo fato de autor ter constatado que as empresas estavam se utilizando dele para tomarem medidas fragmentadas, ao invés de incorporarem os valores da sustentabilidade.


Apesar da deturpação do conceito, não há como negar o avanço das pautas sustentáveis nos últimos anos, porém o autor acredita que isso tenha caído numa vala, onde as empresas estejam comprometidas com esses valores até a página 2, na medida em que tomam ações das quais estão ao seu alcance, desde que não interfiram nos lucros da empresa e de seus acionistas.


Em seu último livro, “Cisnes Verdes”, Elkington descreve que novos ares trazem mudanças que devem ser realizadas para levar a diante a Sustentabilidade do nosso planeta. Ele cita três vertentes:


Política: Estados e empresa devem estar dispostos a taxar heranças, valorizar a remuneração dos funcionários médios, assumir os prejuízos financeiros dos custos ambientais do funcionamento das empresas.


Social: Toda a sociedade deve estar envolvida nessa discussão, especialmente jovens e mulheres.


Inovação: Uso da tecnologia para desenvolver novas técnicas de uso de matéria-prima e energia.


Recentemente, na Conferência ETHOS, numa conversa com Ricardo Young, John Elkington afirmou não saber até onde os “cisnes verdes” farão essa mudança, mas acredita que as empresas e países que estiverem fora dessa discussão estarão no limbo.


#sustentabilidade #empresassustentaveis #sustentavel #planeta

1 – ABRAMAVOY, Ricardo – Sustentabilidade aos pedaços é sinônimo de complacência, 2020 – UOL. - https://tab.uol.com.br/colunas/ricardo-abramovay/2020/08/13/sustentabilidade-aos-pedacos-e-sinonimo-de-complacencia.htm

2 – E CYRCLE – Sustentabilidade econômica o que é? - https://www.ecycle.com.br/6174-sustentabilidade-economica

3 – CARNEIRO, Erivaldo – A era dos Cisnes Verdes e o futuro do planeta Terra, 2020 - https://erivaldocarneiro.com/2020/04/23/a-era-dos-cisnes-verdes-e-o-futuro-do-planeta-terra/

3 visualizações

+ Empatia

+ Sustentabilidade

+ Transformação

+ Olhar para o futuro

Juntos somos mais

Ajudando empresas a trazerem

seus clientes para mais perto delas, através de brindes sustentáveis e identificação de público

Conecte-se com a gente!

11 94362 6078